domingo, 22 de dezembro de 2013

Por quê continuamos sendo otários?

Empresas privatizadas no Brasil (e a greve dos motoristas de Curitiba)
A utopia seria a de que as empresas concessionárias e estratégicas, de mineração, siderurgia, telecomunicações etc. (Serviços Essenciais) privatizadas teriam gerenciamento melhor, seriam mais sérias e as tarifas e custos de produtos mais baratos. Teríamos mais impostos e seus controladores usariam poupanças privadas para investir (Benayon, As Fontes da Dívida brasileira, 2013). Nossa Constituição Federal estabelece com clareza os poderes e direitos da União, Estados e Municípios. Como tudo isso se transforma em benefício do povo? Ou serve apenas aos patrocinadores de campanhas?
Podemos começar pelo tão falado nióbio (Benayon, 2013). Há décadas uma empresa privada explora e exporta esse o minério e metal essenciais ao mundo industrial. Que preços aplica formalmente? Recebemos impostos sobre que valores? Quem são os donos da mineradora e como a gerenciam? Parece que somos lesados olimpicamente.
O que significa ser espaço de explorações dessa espécie? Ficar com o bagaço e alguns projetos culturais infinitesimais?
O setor elétrico mergulha no mercantilismo da pior espécie e intervenções federais desastradas (Ilumina - Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico). A respeito dele ouvi de um amigo que ganha muito dinheiro com a zorra total: “quanto mais confuso melhor...”.
E o transporte coletivo urbano de Curitiba?
Curitiba tinha tudo para estar operando com domínio total de seus serviços de transporte coletivo. Frota Pública (Cascaes, Frota Pública - uma experiência curitibana no final da década de 80 , 2011), pagamento por quilômetro, gerenciamento pela URBS (sem remuneração em função da receita do sistema) e mais cuidados especiais de fiscalização teriam evitado o vexame da denúncia protocolada pela Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, do “Transporte Coletivo de Curitiba” (Breve Histórico da Criação, Composição e Início dos Trabalhos da CPI e considerações sobre os poderes da CPI e seus objetivos , 2013).
Com facilidade a PMC poderia ter absorvido as concessões ajustando responsabilidades para alguma autarquia sua, diante de impedimentos legais da URBS.
Mais cuidados e democratização de decisões técnicas teriam evitado custos e investimentos menos importantes do que o bom atendimento aos usuários de seus ônibus. O contribuinte e os usuários saberiam decidir entre padrões de ônibus, frequências, tecnologias. O fundamental seria estender atribuições e assessoramento além das comissões existentes, que simplesmente falharam.
Pior ainda é a constatação de que, ao que tudo indica, houve relaxamento nas condições de contratação das atuais concessionárias assim como na operação do sistema em geral (Bernardi, 2012).
Os trabalhadores das empresas de ônibus estão alegando falta de pagamento de salários, é justo? O que têm com as falhas gerenciais de seus empregadores? Serão instrumentos de chantagem?
Estamos em período de festas de final de ano e início de férias. É uma farra para os governantes. Aqui até o projeto do metrô (Projeto do metrô começa a ser discutido com a população em janeiro, 2013) estará em debate com o público[1] que ficar na capital e puder sair para participar da audiência pública.
Veremos coisas semelhantes pelo Brasil inteiro, é normal cumprir tabelas democráticas quando o povo está longe...
Em 2014 teremos mais alguns meses de alienação, a Copa do Mundo vem aí.
Infelizmente no Brasil tudo parece ser diferente. Laurentino Gomes dá uma explicação minuciosa em seus livros [ (Gomes, 1808), (Gomes, 1822 - Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado., 2010), (Gomes, 1889, 2013)]. Nossa história é cruel.
A questão é: por quê continuamos sendo otários?

Cascaes
22.12.2013

(s.d.). Fonte: Ilumina - Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico: http://www.ilumina.org.br/zpublisher/secoes/home.asp
Breve Histórico da Criação, Composição e Início dos Trabalhos da CPI e considerações sobre os poderes da CPI e seus objetivos . (22 de 12 de 2013). Fonte: O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia: http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2013/12/breve-historico-da-criacao-composicao-e.html
Projeto do metrô começa a ser discutido com a população em janeiro. (21 de 12 de 2013). Fonte: Curitiba: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/projeto-do-metro-comeca-a-ser-discutido-com-a-populacao-em-janeiro/31675
Benayon, A. (5 de 12 de 2013). As Fontes da Dívida brasileira. Fonte: Engenharia - Economia - Educação e Brasil : http://economia-engenharia-e-brasil.blogspot.com.br/2013/12/as-fontes-da-divida.html
Benayon, A. (11 de 2013). O estratégico nióbio e a política suspeita via Lei Kandir e preços duvidosos de contabilização - a desnacionalização do Brasil. Fonte: Engenharia - Economia - Educação e Brasil : http://economia-engenharia-e-brasil.blogspot.com.br/2013/11/o-estrategico-niobio-e-politica.html
Bernardi, J. (12 de 2012). relatório da CPI do Transporte Coletivo de Curitiba - mensagem do Vereador Jorge Bernardi. Fonte: O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia : http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2013/12/relatorio-da-cpi-do-transporte-coletivo.html
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Serviços Essenciais: http://servicos-essenciais.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (24 de 10 de 2011). Frota Pública - uma experiência curitibana no final da década de 80 . Fonte: O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia : http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2011/10/frota-publica-uma-experiencia.html
Gomes, L. (s.d.). 1808. Fonte: Livros e Filmes Especiais, Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil: http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2013/02/1808.html
Gomes, L. (2010). 1822 - Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira Participações S.A.
Gomes, L. (2013). 1889. Fonte: Livros e Filmes Especiais: http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2013/11/1889.html







[1] O processo de consultas públicas para as obras do Metrô de Curitiba começa no próximo dia 9 de janeiro. A partir desse dia, a minuta do edital de licitação e seus anexos ficarão à disposição da população no site oficial da Prefeitura (http://www.curitiba.pr.gov.br), por um período de 30 dias. No dia 15 de janeiro o projeto e o edital serão discutidos com a comunidade em uma audiência pública, que acontecerá no Salão de Atos do Parque Barigüi, das 15h às 18 horas.

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