Empresas privatizadas no Brasil (e a greve dos motoristas de
Curitiba)
A utopia seria a de que as empresas concessionárias e
estratégicas, de mineração, siderurgia, telecomunicações etc. (Serviços Essenciais) privatizadas teriam
gerenciamento melhor, seriam mais sérias e as tarifas e custos de produtos mais
baratos. Teríamos mais impostos e seus controladores usariam poupanças privadas
para investir (Benayon, As Fontes da Dívida
brasileira, 2013) .
Nossa Constituição Federal estabelece com clareza os poderes e direitos da
União, Estados e Municípios. Como tudo isso se transforma em benefício do povo?
Ou serve apenas aos patrocinadores de campanhas?
Podemos começar pelo tão falado nióbio (Benayon,
2013) .
Há décadas uma empresa privada explora e exporta esse o minério e metal
essenciais ao mundo industrial. Que preços aplica formalmente? Recebemos
impostos sobre que valores? Quem são os donos da mineradora e como a gerenciam?
Parece que somos lesados olimpicamente.
O que significa ser espaço de explorações dessa espécie? Ficar
com o bagaço e alguns projetos culturais infinitesimais?
O setor elétrico mergulha no mercantilismo da pior espécie e
intervenções federais desastradas (Ilumina - Instituto de Desenvolvimento Estratégico
do Setor Elétrico) .
A respeito dele ouvi de um amigo que ganha muito dinheiro com a zorra total: “quanto
mais confuso melhor...”.
E o transporte coletivo urbano de Curitiba?
Curitiba tinha tudo para estar operando com domínio total de
seus serviços de transporte coletivo. Frota Pública (Cascaes,
Frota Pública - uma experiência curitibana no final da década de 80 , 2011) , pagamento por
quilômetro, gerenciamento pela URBS (sem remuneração em função da receita do
sistema) e mais cuidados especiais de fiscalização teriam evitado o vexame da
denúncia protocolada pela Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, do “Transporte
Coletivo de Curitiba” (Breve Histórico da Criação,
Composição e Início dos Trabalhos da CPI e considerações sobre os poderes da
CPI e seus objetivos , 2013) .
Com facilidade a PMC poderia ter absorvido as concessões
ajustando responsabilidades para alguma autarquia sua, diante de impedimentos
legais da URBS.
Mais cuidados e democratização de decisões técnicas teriam evitado
custos e investimentos menos importantes do que o bom atendimento aos usuários
de seus ônibus. O contribuinte e os usuários saberiam decidir entre padrões de
ônibus, frequências, tecnologias. O fundamental seria estender atribuições e
assessoramento além das comissões existentes, que simplesmente falharam.
Pior ainda é a constatação de que, ao que tudo indica, houve
relaxamento nas condições de contratação das atuais concessionárias assim como
na operação do sistema em geral (Bernardi, 2012) .
Os trabalhadores das empresas de ônibus estão alegando falta
de pagamento de salários, é justo? O que têm com as falhas gerenciais de seus
empregadores? Serão instrumentos de chantagem?
Estamos em período de festas de final de ano e início de
férias. É uma farra para os governantes. Aqui até o projeto do metrô (Projeto do
metrô começa a ser discutido com a população em janeiro, 2013) estará em debate com
o público[1]
que ficar na capital e puder sair para participar da audiência pública.
Veremos coisas semelhantes pelo Brasil inteiro, é normal
cumprir tabelas democráticas quando o povo está longe...
Em 2014 teremos mais alguns meses de alienação, a Copa do
Mundo vem aí.
Infelizmente no Brasil tudo parece ser diferente. Laurentino
Gomes dá uma explicação minuciosa em seus livros [ (Gomes, 1808) , (Gomes, 1822 - Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês
louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo
para dar errado., 2010) , (Gomes, 1889, 2013) ]. Nossa história é
cruel.
A questão é: por quê continuamos sendo otários?
Cascaes
22.12.2013
(s.d.). Fonte: Ilumina - Instituto de Desenvolvimento
Estratégico do Setor Elétrico:
http://www.ilumina.org.br/zpublisher/secoes/home.asp
Breve Histórico da Criação, Composição e Início dos
Trabalhos da CPI e considerações sobre os poderes da CPI e seus objetivos . (22 de 12 de 2013). Fonte: O Transporte Coletivo
Urbano - Visões e Tecnologia:
http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2013/12/breve-historico-da-criacao-composicao-e.html
Projeto do metrô começa a ser discutido com a
população em janeiro. (21 de 12 de
2013). Fonte: Curitiba:
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/projeto-do-metro-comeca-a-ser-discutido-com-a-populacao-em-janeiro/31675
Benayon, A. (5 de 12 de 2013). As Fontes da Dívida
brasileira. Fonte: Engenharia - Economia - Educação e Brasil :
http://economia-engenharia-e-brasil.blogspot.com.br/2013/12/as-fontes-da-divida.html
Benayon, A. (11 de 2013). O estratégico nióbio e a
política suspeita via Lei Kandir e preços duvidosos de contabilização - a desnacionalização
do Brasil. Fonte: Engenharia - Economia - Educação e Brasil :
http://economia-engenharia-e-brasil.blogspot.com.br/2013/11/o-estrategico-niobio-e-politica.html
Bernardi, J. (12 de 2012). relatório da CPI do
Transporte Coletivo de Curitiba - mensagem do Vereador Jorge Bernardi.
Fonte: O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia :
http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2013/12/relatorio-da-cpi-do-transporte-coletivo.html
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Serviços Essenciais:
http://servicos-essenciais.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (24 de 10 de 2011). Frota Pública -
uma experiência curitibana no final da década de 80 . Fonte: O Transporte
Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia :
http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2011/10/frota-publica-uma-experiencia.html
Gomes, L. (s.d.). 1808. Fonte: Livros e Filmes
Especiais, Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta
enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil:
http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2013/02/1808.html
Gomes, L. (2010). 1822 - Como um homem sábio, uma
princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o
Brasil - um país que tinha tudo para dar errado. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira Participações S.A.
Gomes, L. (2013). 1889. Fonte: Livros e Filmes
Especiais: http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2013/11/1889.html
[1] O
processo de consultas públicas para as obras do Metrô de Curitiba começa no
próximo dia 9 de janeiro. A partir desse dia, a minuta do edital de licitação e
seus anexos ficarão à disposição da população no site oficial da Prefeitura (http://www.curitiba.pr.gov.br), por
um período de 30 dias. No dia 15 de janeiro o projeto e o edital serão
discutidos com a comunidade em uma audiência pública, que acontecerá no Salão
de Atos do Parque Barigüi, das 15h às 18 horas.
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