quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Entidades pedem adiamento do edital do metrô de Curitiba


De: fomus@googlegroups.com [mailto:fomus@googlegroups.com] Em nome de andre lima
Enviada em: quarta-feira, 21 de novembro de 2012 12:16
Para: fomus@googlegroups.com
Assunto: [FoMUS] Entidades e movimentos se manifestam a respeito do projeto Metrô Curitibano.

Entidades pedem adiamento do edital do metrô de Curitiba
20/11/2012
O Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), ao lado de diversas entidades da sociedade civil, irá formalizar na próxima quinta-feira, 29, um documento pedindo o adiamento do edital do processo licitatório do metrô curitibano. Apesar de compreender a necessidade de promover transformações no atual sistema de transporte coletivo de Curitiba, que se encontra defasado em relação às necessidades da população, o objetivo é evitar a reprodução de problemas nos mecanismos de concessão do transporte público que oneram a tarifa, reduzem os investimentos e a qualidade dos serviços. Além disso, as entidades querem garantir ampla participação social no processo decisório sobre a futura obra do metrô ou de alternativas de mobilidade.

As entidades concordam com as declarações do prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT) que pretende adiar o projeto do metrô por um prazo de seis meses a um ano para discuti-lo melhor com a sociedade. Na próxima quinta-feira, será realizada na Sede do Senge-PR a discussão sobre os termos da carta que será entregue a Prefeitura Municipal de Curitiba e a instalação do Fórum do Metro e da Mobilidade Urbana em Curitiba, com o objetivo de fiscalizar as obras.

Além do Senge-PR, participarão da reunião as seguintes entidades: Sindicato dos Arquitetos do Paraná (Sindarq), o Sindicato dos trabalhadores em Urbanização do Paraná (Sindiurbano) o Escritório Regional do DIEESE no Paraná (DIEESE/ER-PR), Movimento Passe Livre, Instituto Reage Brasil, Ambiens Cooperativa, Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon), Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) e a CUT-PR.

Nenhum comentário: