Algumas perguntas sobre o transporte coletivo:
01) Em Foz do Iguaçu, do ano 2000 para cá, houve uma redução de 50% no número de passageiros do transporte público. Isso se deve ao aumento da frota de veículos na cidade (impulsionados pela redução do IPI e o aumento na oferta de crédito) ou a queda na qualidade do transporte?
Todas as hipóteses podem estar corretas.
Seria fundamental uma boa pesquisa.
02) No mês de abril, em Foz, deve ser lançado o edital de licitação para exploração do transporte público. Em que itens a população e principalmente os vereadores (em tese, fiscalizadores do Poder Executivo) devem ficar atentos?
Começa mal com a palavra “exploração”.
O transporte coletivo urbano deve ser visto como atividade que deve oferecer rentabilidade justa, afinal ninguém quer trabalhar no prejuízo, mas deve ser entendido como algo a ser feito em parceria com o poder público, pois depende de subsídios para ser de boa qualidade e acessível, até em países ricos.
Muita atenção para os padrões técnicos a serem exigidos para os veículos, a supervisão, rastreamento dos ônibus, terminais (segurança, conforto, funcionalidade), segurança dos passageiros onde as coisas começam nas calçadas, iluminação pública, policiamento e terminam dentro dos carros coletivos.
Afinal, muita engenharia, arquitetura, design, layout, urbanismo, política de subsídios etc.
03) Em Foz, o custo da passagem é R$2,20. Porque o custo da passagem do transporte público é tão cara, se o serviço é tão ruim? Os donos das empresas justificam que, se não fossem as gratuidades, a passagem seria de no máximo R$1,50. Isso é verdade?
O conceito “ser caro” depende da qualidade oferecida. A avaliação do custo depende de análise matemática, meticulosa e permanente por diversas entidades. Um serviço que movimenta tanto dinheiro com facilidade consegue cooptar aliados...
04) Em Foz, a grande maioria dos usuários do transporte público são estudantes pobres e trabalhadores informais. O transporte público é ruim porque é utilizado, na sua grande maioria, por pessoas das classes baixas? Se a classe média utilizasse o transporte urbano todos os dias, o transporte seria melhor?
Com absoluta certeza.
05) Qual é a opinião de vocês sobre o transporte 100% público. Ou seja, aquele totalmente financiado pelo estado, em que não existe a exploração de empresas privadas?
O financiamento total existe em grandes sistemas (metrôs, por exemplo). O drama é a administração pública, entupida de leis pouco inteligentes e gente muito esperta.
Na minha opinião o ideal é termos investimentos públicos e operação privada com fiscalização e contratos severos.
O BNDES costuma financiar com dinheiro público, condições paternais, os “empresários” do transporte coletivo urbano.
06) O que a população deve cobrar na questão do transporte público (ar condicionado, sistema anti-lotação, câmeras de segurança, pista exclusiva para ônibus)?
O ônibus pode ter um padrão excelente e no Brasil a Volvo, por exemplo, fabrica e exporta chassis de excelente padrão (exportou mais de mil para Santiago, Chile) assim como a Marcopolo está habituada a exportar o ônibus encarroçado.
Qualidade? É só querer e pagar.
A segurança e o conforto do passageiro dependem principalmente da lotação máxima do veículo (existem até dissertações de mestrado sobre isso), baixo nível de ruído e poluentes dentro e fora do ônibus, controle de aceleração e frenagem, suspensão inteligente, bancos anatômicos, apoio para os braços, barramentos para o passageiro em pé por se segurar, piso rebaixado (fundamental com possibilidade de ajoelhamento pneumático), piso não escorregadio, espaço e detalhes de segurança para cadeirantes etc. Por isso é fundamental o pagamento por km, pois o empresário deve se desligar da rentabilidade do sistema e cuidar de suas equipes de mecânicos, motoristas, cobradores, garagistas etc.
Obviamente pista dedicada ao transporte coletivo urbano, “onda verde”, operação “on line”, vigilância eletrônica, apoio do policiamento e bons padrões de iluminação de pista, pavimentação etc. são partes importantes.
A importância do ar condicionado depende muito da duração da viagem, do clima local.
07) A redução da tarifa é possível, como?
Com subsídios se não quisermos degradar o sistema mais a moralidade e a honestidade para não desperdiçarmos o dinheiro do contribuinte e o do usuário do sistema.
08) Qual é a opinião de vocês sobre a gratuidade?
Justa para quem não tem opção.
09) Qual é a importância do transporte público?
Fundamental à qualidade de vida, principalmente no século 21 quando tanto se fala em sustentabilidade e racionalização das cidades. O ideal, contudo, é termos opções boas de mobilidade (ciclovias, calçadas seguras, cidade segura) e uma estratégia de descentralização de atividades, teletrabalho, EAD, distribuição de horários e tudo o que dispensar o deslocamento evitável.
Blogs que tratam dessas questões com minhas opiniões e de amigos:
http://cidadedopedestre.blogspot.com/
http://jcbcascaes.blogspot.com/
http://otransportecoletivourbano.blogspot.com/
http://respeitodignidadeacessibilidade.blogspot.com/
http://ibdva.blogspot.com/
http://direitodaspessoasdeficientes.blogspot.com/
http://worldbikeway.blogspot.com/
http://mirantedefesacivil.blogspot.com/
http://cicloviasbrasileiras.blogspot.com/
Abraços
Cascaes
26.3.2010
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----- Original Message -----
From: gazevedo@gazetadopovo.com.br
To: < fomus@googlegroups.com >
Sent: Friday, March 26, 2010 3:25 PM
Subject: RE: Dúvidas sobre o
Opa Pessoal. Dá tempo sim. Tenho até segunda-feira.
Abraço. Cascaes, to esperando a sua resposta.
Se o MPL puder responder também, agradeceria muito.
Abraço a todos.
Quoting Roberto Ghidini Jr
>
> Vamos lá Gabriel...
>
> Tentarei ser objetivo, respondendo a cada uma das perguntas abaixo
> entre-linhas...
>
> abrazos
>
> RG
>
> ps espero que ainda seja tempo...
>
>
>> Date: Thu, 25 Mar 2010 12:18:43 -0300
>> Subject: Dúvidas sobre o transporte coletivo.
>> From: udc.jornalismo@gmail.com
>> To: fomus@googlegroups.com
>>
>> Amigos do FOmus (André, Cascaes, Roberto G. e outros)
>>
>> Alguns companheiros aqui de Foz do Iguaçu estão produzindo uma série
>> especial sobre transporte coletivo.
>> Estou enviado algumas perguntas. Se puderem responder até amanhã, ao
>> meio-dia, agradeço.
>>
>> Um abraço,
>>
>> Gabriel Azevedo
>> Soc. Peatonal
>>
>> Algumas perguntas sobre o transporte coletivo:
>>
>> 01) Em Foz do Iguaçu, do ano 2000 para cá, houve uma redução de 50% no
>> número de passageiros do transporte público. Isso se deve ao aumento
>> da frota de veículos na cidade (impulsionados pela redução do IPI e o
>> aumento na oferta de crédito) ou a queda na qualidade do transporte?
>
> Eu creio que as duas coisas atuam juntas. Se a qualidade do serviço
> cai, o "usuário" busca outro meio e as facilidades dadas para
> adquirir veículos foram potenciadas...assim juntou a fome com a
> vontade de comer.
>>
>> 02) No mês de abril, em Foz, deve ser lançado o edital de licitação
>> para exploração do transporte público. Em que itens a população e
>> principalmente os vereadores (em tese, fiscalizadores do Poder
>> Executivo) devem ficar atentos?
>>
>
> Creio que na modalidade (concessao permissao, etc..) no período do
> contrato e nos critérios técnicos e de preço que sao exigidos aos
> licitantes para a pontuaçao.
>
>> 03) Em Foz, o custo da passagem é R$2,20. Porque o custo da passagem
>> do transporte público é tão cara, se o serviço é tão ruim? Os donos
>> das empresas justificam que, se não fossem as gratuidades, a passagem
>> seria de no máximo R$1,50. Isso é verdade?
>
> A gratuidade em algumas cidades brasileiras como o Rio de Janeiro
> por exemplo, atingem amais de 0% do total das viagens nos sistemas.
> Em Curitiba, chega perto dos 20% e o problema é que o rateio deste
> valor é repassado aos pagantes. As gratuídades, deveriam sr de
> responsabilidade de cada um dos segmentos beneficiados (carteiros, o
> correio deveria apagar, militares o exercíto, etc...) assim nao
> haveria a transferência deste ônus ao usuário.
>
>> 04) Em Foz, a grande maioria dos usuários do transporte público são
>> estudantes pobres e trabalhadores informais. O transporte público é
>> ruim porque é utilizado, na sua grande maioria, por pessoas das
>> classes baixas? Se a classe média utilizasse o transporte urbano todos
>> os dias, o transporte seria melhor?
>
> Sem dúvida, todo e qualquer serviço tem como qualidade a exigência de
> seus usuários, assim se melhorarmos o nível sócio-econômico dos
> usuários, estaremos aumentando o nível de exigência, que uma vez
> satisfeito, será motor de mais usuários e a bola de neve vai
> crescendo assim...
>>
>> 05) Qual é a opinião de vocês sobre o transporte 100% público. Ou
>> seja, aquele totalmente financiado pelo estado, em que não existe a
>> exploração de empresas privadas?
>
> Eu sou totalmente a favor desta hipótese. Moro em Madrid, na Espanha
> onde o modelo é exatamente este. O transporte é um dos serviços
> básicos essenciais e deve assim, ser dever do estado, como saúde,
> educaçao, etc... Sendo público, os subsídios tao necessarios para
> promover as melhorias e facilitar o seu uso em favor ao veículo
> privado sao extremanente facilitados e nao fica aquela situaçao do
> estado ajudar a uma empresa ou consórcio privado, que muitas vezes,
> gera desconfiança e quase sempre com razao...>
>
>> 06) O que a população deve cobrar na questão do transporte público (ar
>> condicionado, sistema anti-lotação, câmeras de segurança, pista
>> exclusiva para ônibus)?
>
> A cobrança da populaçao, penso que deva ser de acordo com critérios
> que vao em um pprimeiro momento a ítens de frquencia (menor que 10
> minutos - ideal), lotaçao (máximo de 4 pessoas por metro quadrado) e
> a medida que esses ítens vao sendo garantidos, as cobranças irem
> aumentando...já falamos anteriormente na bola de neve...
>>
>> 07) A redução da tarifa é possível, como?
>
> Com desoneraçao tributária, com subsídios, com tributaçao sobre
> combustíveis da linha leve (álcool e gasolina) com mercado do
> carbono, enfim existem várias formas e fontes de financiamento ao
> transporte público que podem fazer pssível a reduçao da tarifa ao
> usuário.
>>
>> 08) Qual é a opinião de vocês sobre a gratuidade?
>
> A Sociedad Peatonal e o MPL (Movimento do Passe Livre) teem projetos
> comuns sobre esse tema. omos totalmente a favor a um transporte
> público e gratuito a todos.
>>
>> 09) Qual é a importância do transporte público?
>
>
>
> O Transporte Público, tem a mesmíssima importância que saúde
> educaçao, trabalho, moradia, segurança pública e assim sendo deve ser
> pauta básica de todas as administraçoes e em todos os níveis
> administrativos.
>>
>> --
>> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
>> "FoMUS" dos Grupos do Google.
>> Para postar neste grupo, envie um e-mail para fomus@googlegroups.com.
...
>> Para obter mais opções, visite esse grupo em
>> http://groups.google.com/group/fomus?hl=pt-BR .
>>
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