sábado, 27 de março de 2010

Respostas a um excelente questionário

Minhas "visões" e opiniões:




Algumas perguntas sobre o transporte coletivo:





01) Em Foz do Iguaçu, do ano 2000 para cá, houve uma redução de 50% no número de passageiros do transporte público. Isso se deve ao aumento da frota de veículos na cidade (impulsionados pela redução do IPI e o aumento na oferta de crédito) ou a queda na qualidade do transporte?



Todas as hipóteses podem estar corretas.



Seria fundamental uma boa pesquisa.



02) No mês de abril, em Foz, deve ser lançado o edital de licitação para exploração do transporte público. Em que itens a população e principalmente os vereadores (em tese, fiscalizadores do Poder Executivo) devem ficar atentos?



Começa mal com a palavra “exploração”.






O transporte coletivo urbano deve ser visto como atividade que deve oferecer rentabilidade justa, afinal ninguém quer trabalhar no prejuízo, mas deve ser entendido como algo a ser feito em parceria com o poder público, pois depende de subsídios para ser de boa qualidade e acessível, até em países ricos.






Muita atenção para os padrões técnicos a serem exigidos para os veículos, a supervisão, rastreamento dos ônibus, terminais (segurança, conforto, funcionalidade), segurança dos passageiros onde as coisas começam nas calçadas, iluminação pública, policiamento e terminam dentro dos carros coletivos.






Afinal, muita engenharia, arquitetura, design, layout, urbanismo, política de subsídios etc.



03) Em Foz, o custo da passagem é R$2,20. Porque o custo da passagem do transporte público é tão cara, se o serviço é tão ruim? Os donos das empresas justificam que, se não fossem as gratuidades, a passagem seria de no máximo R$1,50. Isso é verdade?




O conceito “ser caro” depende da qualidade oferecida. A avaliação do custo depende de análise matemática, meticulosa e permanente por diversas entidades. Um serviço que movimenta tanto dinheiro com facilidade consegue cooptar aliados...



04) Em Foz, a grande maioria dos usuários do transporte público são estudantes pobres e trabalhadores informais. O transporte público é ruim porque é utilizado, na sua grande maioria, por pessoas das classes baixas? Se a classe média utilizasse o transporte urbano todos os dias, o transporte seria melhor?



Com absoluta certeza.



05) Qual é a opinião de vocês sobre o transporte 100% público. Ou seja, aquele totalmente financiado pelo estado, em que não existe a exploração de empresas privadas?



O financiamento total existe em grandes sistemas (metrôs, por exemplo). O drama é a administração pública, entupida de leis pouco inteligentes e gente muito esperta.

Na minha opinião o ideal é termos investimentos públicos e operação privada com fiscalização e contratos severos.


O BNDES costuma financiar com dinheiro público, condições paternais, os “empresários” do transporte coletivo urbano.





06) O que a população deve cobrar na questão do transporte público (ar condicionado, sistema anti-lotação, câmeras de segurança, pista exclusiva para ônibus)?



O ônibus pode ter um padrão excelente e no Brasil a Volvo, por exemplo, fabrica e exporta chassis de excelente padrão (exportou mais de mil para Santiago, Chile) assim como a Marcopolo está habituada a exportar o ônibus encarroçado.






Qualidade? É só querer e pagar.






A segurança e o conforto do passageiro dependem principalmente da lotação máxima do veículo (existem até dissertações de mestrado sobre isso), baixo nível de ruído e poluentes dentro e fora do ônibus, controle de aceleração e frenagem, suspensão inteligente, bancos anatômicos, apoio para os braços, barramentos para o passageiro em pé por se segurar, piso rebaixado (fundamental com possibilidade de ajoelhamento pneumático), piso não escorregadio, espaço e detalhes de segurança para cadeirantes etc. Por isso é fundamental o pagamento por km, pois o empresário deve se desligar da rentabilidade do sistema e cuidar de suas equipes de mecânicos, motoristas, cobradores, garagistas etc.






Obviamente pista dedicada ao transporte coletivo urbano, “onda verde”, operação “on line”, vigilância eletrônica, apoio do policiamento e bons padrões de iluminação de pista, pavimentação etc. são partes importantes.






A importância do ar condicionado depende muito da duração da viagem, do clima local.







07) A redução da tarifa é possível, como?



Com subsídios se não quisermos degradar o sistema mais a moralidade e a honestidade para não desperdiçarmos o dinheiro do contribuinte e o do usuário do sistema.





08) Qual é a opinião de vocês sobre a gratuidade?



Justa para quem não tem opção.






09) Qual é a importância do transporte público?




Fundamental à qualidade de vida, principalmente no século 21 quando tanto se fala em sustentabilidade e racionalização das cidades. O ideal, contudo, é termos opções boas de mobilidade (ciclovias, calçadas seguras, cidade segura) e uma estratégia de descentralização de atividades, teletrabalho, EAD, distribuição de horários e tudo o que dispensar o deslocamento evitável.







Blogs que tratam dessas questões com minhas opiniões e de amigos:



http://cidadedopedestre.blogspot.com/



http://jcbcascaes.blogspot.com/



http://otransportecoletivourbano.blogspot.com/



http://respeitodignidadeacessibilidade.blogspot.com/



http://ibdva.blogspot.com/



http://direitodaspessoasdeficientes.blogspot.com/



http://worldbikeway.blogspot.com/



http://mirantedefesacivil.blogspot.com/



http://cicloviasbrasileiras.blogspot.com/







Abraços







Cascaes



26.3.2010







--------------------------------------------------------------------------------





----- Original Message -----

From: gazevedo@gazetadopovo.com.br

To: < fomus@googlegroups.com  >

Sent: Friday, March 26, 2010 3:25 PM

Subject: RE: Dúvidas sobre o





Opa Pessoal. Dá tempo sim. Tenho até segunda-feira.

Abraço. Cascaes, to esperando a sua resposta.

Se o MPL puder responder também, agradeceria muito.

Abraço a todos.





Quoting Roberto Ghidini Jr :



>

> Vamos lá Gabriel...

>

> Tentarei ser objetivo, respondendo a cada uma das perguntas abaixo

> entre-linhas...

>

> abrazos

>

> RG

>
> ps espero que ainda seja tempo...

>

>

>> Date: Thu, 25 Mar 2010 12:18:43 -0300

>> Subject: Dúvidas sobre o transporte coletivo.

>> From: udc.jornalismo@gmail.com

>> To: fomus@googlegroups.com

>>

>> Amigos do FOmus (André, Cascaes, Roberto G. e outros)

>>

>> Alguns companheiros aqui de Foz do Iguaçu estão produzindo uma série

>> especial sobre transporte coletivo.

>> Estou enviado algumas perguntas. Se puderem responder até amanhã, ao

>> meio-dia, agradeço.

>>

>> Um abraço,

>>

>> Gabriel Azevedo

>> Soc. Peatonal

>>

>> Algumas perguntas sobre o transporte coletivo:

>>

>> 01) Em Foz do Iguaçu, do ano 2000 para cá, houve uma redução de 50% no

>> número de passageiros do transporte público. Isso se deve ao aumento

>> da frota de veículos na cidade (impulsionados pela redução do IPI e o

>> aumento na oferta de crédito) ou a queda na qualidade do transporte?
>

> Eu creio que as duas coisas atuam juntas. Se a qualidade do serviço

> cai, o "usuário" busca outro meio e as facilidades dadas para

> adquirir veículos foram potenciadas...assim juntou a fome com a

> vontade de comer.

>>

>> 02) No mês de abril, em Foz, deve ser lançado o edital de licitação

>> para exploração do transporte público. Em que itens a população e

>> principalmente os vereadores (em tese, fiscalizadores do Poder

>> Executivo) devem ficar atentos?

>>

>

> Creio que na modalidade (concessao permissao, etc..) no período do

> contrato e nos critérios técnicos e de preço que sao exigidos aos

> licitantes para a pontuaçao.
>

>> 03) Em Foz, o custo da passagem é R$2,20. Porque o custo da passagem

>> do transporte público é tão cara, se o serviço é tão ruim? Os donos

>> das empresas justificam que, se não fossem as gratuidades, a passagem

>> seria de no máximo R$1,50. Isso é verdade?
>

> A gratuidade em algumas cidades brasileiras como o Rio de Janeiro

> por exemplo, atingem amais de 0% do total das viagens nos sistemas.

> Em Curitiba, chega perto dos 20% e o problema é que o rateio deste

> valor é repassado aos pagantes. As gratuídades, deveriam sr de

> responsabilidade de cada um dos segmentos beneficiados (carteiros, o

> correio deveria apagar, militares o exercíto, etc...) assim nao

> haveria a transferência deste ônus ao usuário.
>

>> 04) Em Foz, a grande maioria dos usuários do transporte público são

>> estudantes pobres e trabalhadores informais. O transporte público é

>> ruim porque é utilizado, na sua grande maioria, por pessoas das

>> classes baixas? Se a classe média utilizasse o transporte urbano todos

>> os dias, o transporte seria melhor?
>

> Sem dúvida, todo e qualquer serviço tem como qualidade a exigência de

> seus usuários, assim se melhorarmos o nível sócio-econômico dos

> usuários, estaremos aumentando o nível de exigência, que uma vez

> satisfeito, será motor de mais usuários e a bola de neve vai

> crescendo assim...

>>

>> 05) Qual é a opinião de vocês sobre o transporte 100% público. Ou

>> seja, aquele totalmente financiado pelo estado, em que não existe a

>> exploração de empresas privadas?

>
> Eu sou totalmente a favor desta hipótese. Moro em Madrid, na Espanha

> onde o modelo é exatamente este. O transporte é um dos serviços

> básicos essenciais e deve assim, ser dever do estado, como saúde,

> educaçao, etc... Sendo público, os subsídios tao necessarios para

> promover as melhorias e facilitar o seu uso em favor ao veículo

> privado sao extremanente facilitados e nao fica aquela situaçao do

> estado ajudar a uma empresa ou consórcio privado, que muitas vezes,

> gera desconfiança e quase sempre com razao...>

>

>> 06) O que a população deve cobrar na questão do transporte público (ar

>> condicionado, sistema anti-lotação, câmeras de segurança, pista

>> exclusiva para ônibus)?


>

> A cobrança da populaçao, penso que deva ser de acordo com critérios

> que vao em um pprimeiro momento a ítens de frquencia (menor que 10

> minutos - ideal), lotaçao (máximo de 4 pessoas por metro quadrado) e

> a medida que esses ítens vao sendo garantidos, as cobranças irem

> aumentando...já falamos anteriormente na bola de neve...

>>

>> 07) A redução da tarifa é possível, como?

>

> Com desoneraçao tributária, com subsídios, com tributaçao sobre

> combustíveis da linha leve (álcool e gasolina) com mercado do

> carbono, enfim existem várias formas e fontes de financiamento ao

> transporte público que podem fazer pssível a reduçao da tarifa ao

> usuário.
>>

>> 08) Qual é a opinião de vocês sobre a gratuidade?
>

> A Sociedad Peatonal e o MPL (Movimento do Passe Livre) teem projetos

> comuns sobre esse tema. omos totalmente a favor a um transporte

> público e gratuito a todos.

>>

>> 09) Qual é a importância do transporte público?

>

>

>

> O Transporte Público, tem a mesmíssima importância que saúde

> educaçao, trabalho, moradia, segurança pública e assim sendo deve ser

> pauta básica de todas as administraçoes e em todos os níveis

> administrativos.

>>

>> --

>> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo

>> "FoMUS" dos Grupos do Google.

>> Para postar neste grupo, envie um e-mail para fomus@googlegroups.com.
...
>> Para obter mais opções, visite esse grupo em

>> http://groups.google.com/group/fomus?hl=pt-BR .

>>

Nenhum comentário: