terça-feira, 20 de abril de 2010

XXIX Encontro Regional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo Sul



O EREA
Tivemos a honra de participar de um debate promovido pelo EREA - XXIX Encontro Regional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo Sul (http://www.ereasul.com/ ), quando vimos jovens mobilizados sem luxo nem qualquer tipo de mordomia para discutir temas da atualidade, foi sensacional.
Entre velhos é comum a frase “os jovens não querem nada com nada”, “são alienados”, “nós é que éramos bons” e por aí afora. No EREA vimos algo muito diferente, dezenas de estudantes de Arquitetura e Urbanismo sentados, pacientemente, em círculo, ao relento, debatendo os problemas da mobilidade nas cidades brasileiras.
Ali com certeza estavam jovens, que dentro de alguns anos, ocuparão cargos importantes na administração pública, no planejamento de cidades, prédios, condomínios etc. e lá estavam querendo saber como fazê-lo no século 21, começando com tantos problemas quanto outros no passado, uns mais violentos, outros menos, mas agora num mundo que chega aos 7 bilhões de pessoas e toma consciência de inúmeros desafios, entre eles sobreviver a guerras violentíssimas, à saturação de recursos naturais, terremotos, vulcões, furacões, epidemias, terrorismo, etc.
Temos tecnologia, dia a dia o ser humano mostra capacidade crescente de processar informações, desenvolver soluções e também de se confundir no meio delas. Assim é fundamental saber discutir, treinar o debate, dominar técnicas de organização e acima de tudo conhecer pessoas em todos os seus sentidos.
Saber pensar e agir é nosso maior desafio pessoal.
Naturalmente sobrevivemos num planeta imerso na mídia, nem sempre saudável, raramente lúcida, comprometida com boas propostas. Fundações, ONGs, organizações de ricos enfastiados ou apavorados com um futuro, que lhes parecia tão confortável, querem de um jeito ou de outro criar neuroses sociais ao gosto deles.
Precisamos, sim, de soluções inteligentes para os problemas brasileiros, dentro de nossas prioridades, sempre lembrando que nós e mais ninguém estamos vivendo num país muito especial, tropical, gigantesco e capaz de oferecer alternativas decentes para todos os seus habitantes.
Precisamos dos arquitetos e urbanistas, de bons engenheiros e sociólogos que juntos reinventem um Brasil, que criou megalópoles em lugares errados, tendo espaços colossais e mais adequados a suas cidades no interior. Para isso, entretanto, carecemos de ousadia. Sofremos um apagão técnico com a crise econômica, que durou décadas, e desaprendemos a pensar em outra coisa que não fosse inflação e dinheiro.
Nossa esperança está nessa nova geração de profissionais que agora, além dos professores tradicionais e livros convencionais, tem a internet, a TV, os DVDs, as bibliotecas digitais, a interação com o mundo via planeta WEB. Ou seja, dispõem de um arsenal de informações e equipamentos e softwares de processamento que poderá torná-las fantásticas, geniais, isso sem esquecer a mobilidade universal quando as nuvens deixam-nas viajar...
O XXIX Encontro Regional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo Sul foi uma demonstração de que nossos jovens pensam, têm coragem, querem aprender. Que beleza!

Cascaes
20.4.2010

http://picasaweb.google.com/jccascaes/EREAXXIXEncontroRegionalDosEstudantesDeArquiteturaEUrbanismoSul#

Nenhum comentário: