quarta-feira, 23 de março de 2016

UM ESPAÇO A SER BEM PENSADO




Transporte coletivo em via elevada
Vimos com imensa satisfação no noticiário da RPC o Presidente da Copel anunciar a transformação de 7 km de linhas aéreas na Avenida das Torres em linha subterrânea de 230 kV. Parabéns à Copel que assim aumentará muito a capacidade de transmissão de energia em Curitiba e RMC e eliminará um trecho de duas LTs aéreas de 69 kV que poderão dar espaço, por exemplo, a um circuito elevado de monotrilho,  VLT, OBahn ou aero móvel, cobrindo o resto do circuito entre o Aeroporto Afonso Pena e a cidade de São José dos Pinhais e Curitiba em trajetos de menor impacto e de maior conveniência.
O trânsito na Avenida das Torres é um pesadelo. Infelizmente o projeto proposto na administração do Prefeito Cássio Taniguchi não passou do papel [ (1), (2)] e assim perdemos a oportunidade de já ter operando um sistema complementar extremamente oportuno. O PAC da Copa foi mal explorado, mas agora temos mais uma vez um início de mudanças de conveniência da Copel que poderão ser fator de sinergia para essa região de Curitiba.
É importante analisar diversos aspectos urbanísticos, mas a realidade é dura e perversa para todos que dependem da Avenida das Torres. Projetos de grande porte para transporte coletivo urbano exigem pesquisas, estudos complexos, análises ambientais e jurídicas e editais feitos honestamente e consistentes.
Em tempos de crise ganhamos espaço para o planejamento e anteprojetos, pesquisa de financiamento, análises de custos e benefícios, enfim. Quando o dinheiro aparecer a boa lógica é implementá-los rapidamente.
A iniciativa da Copel abre uma oportunidade de ouro para a solução de problemas já analisados anteriormente, exaustivamente debatidos e lamentavelmente abortados sem maiores considerações.  Sistemas de superfície criaram trânsitos perigosos. Desperdiçamos até o PAC da COPA. Por falhas de gerenciamento de projetos há muito bonde encaixotado pelo Brasil, talvez seja o momento de aproveitá-los aqui ou ter a ousadia de fazer algo realmente eficaz como poderá ser o monotrilho.
Cascaes
23.3.2016

1. Neves, Daniela. O encantado projeto do metrô de Curitiba. MOBILIZE. [Online] [Citado em: 23 de 3 de 2016.] http://www.mobilize.org.br/noticias/2757/o-encantado-projeto-do-metro-de-curitiba.html.
2. Copel vai retirar as torres da Avenida Comendador Franco, em Curitiba. AGÊNCIA DE nOTÍCIAS DO PARANÁ. [Online] [Citado em: 22 de 3 de 2016.]
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=88378


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