quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Os primeiros projetos de metrô para Curitiba

 



Os primeiros projetos de metrô para Curitiba datam de 1969, concebidos pelo Ippuc e com o arquiteto Jaime Lerner na coordenação. O projeto inicial previa uma parte do trajeto subterrânea e o restante elevado ou ao nível do solo, mas não foi para frente. Outros estudos surgiram nas décadas seguintes, incluindo uma proposta de VLT em 1975 e um projeto mais concreto da Linha Norte-Sul em 1990, que também não se concretizaram. 

  • 1969: O primeiro projeto foi elaborado pelo Ippuc e coordenado 

  • por Jaime Lerner. A proposta era mista, com trechos subterrâneos e outros na superfície. Este projeto não foi adiante por falta de recursos e porque a visão da cidade já se voltava para o transporte por ônibus, sendo que seus traçados serviram de base para o sistema de corredores de ônibus.
  • 1975: Estudos para um projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram realizados, mas também não foram levados adiante.
  • 1990: O projeto da Linha Norte-Sul ganhou força, visando atender áreas de alta demanda de ônibus. Acordos foram fechados com o governo federal na década seguinte, mas a obra nunca avançou.
  • Década de 2000: O projeto da Linha Norte-Sul foi retomado novamente, chegando a ter um orçamento definido e acordos com o governo federal, mas nunca foi construído. 
  • Lerner projetou mas não executou obra do metrô em Curitiba
    16 de nov. de 2019 — Quem olha o primeiro projeto de metrô para Curitiba encontra, em destaque, o nome do arquiteto Jaime Lerner como...
    Gazeta do Povo
  • Tudo sobre o primeiro projeto de metrô de Curitiba
    9 de nov. de 2019 — Metrô de papel. ... Jaime Lerner e outros arquitetos e engenheiros do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano...
    Especiais Gazeta do Povo
  • Por que o metrô de Curitiba não saiu do papel?
    20 de fev. de 2021 — O início de um sonho Os primeiros projetos de complementos ou alternativas aos ônibus de Curitiba datam de 1969,
    Summit Mobilidade


Perspectiva do metrô-elevado da BR 116 - 1999
Em 1999, a Prefeitura de Curitiba criou o programa denominado STAC - Sistema de Transporte de Alta Capacidade, que realizou diversos estudos para a implantação de um novo modal de transporte para Curitiba e o eixo escolhido para receber esse novo sistema de transporte foi o antigo traçado urbano da BR 116, pois o Contorno Leste já estava em vias de conclusão. O projeto, que foi promessa de campanha do ex prefeito Cássio Taniguchi,… 
Ver mais

Nenhum comentário: