segunda-feira, 13 de maio de 2013

Segurança dentro dos ônibus


É difícil de entender
Os prefeitos de Curitiba gostam de viajar pelo mundo exibindo as virtudes do transporte coletivo urbano. Na capital assim como em muitas cidades da Região Metropolitana eles poderiam ser muito melhores se não existisse um atavismo a favor de elevadores, por exemplo, quando os carros poderiam ser de piso rebaixado (ônibus de piso rebaixado - ACESSIBILIDADE ).
No quesito segurança o detalhe mais surpreendente é a falta de câmeras para monitoramento e gravadores para funcionarem como uma “caixa preta”, registrando imagens de passageiros. Felizmente o projeto existe (Câmeras são instaladas dentro de ônibus coletivo em Curitiba, 2011) e vamos torcer para não ser abandonado.
Muitos poderão falar em privacidade, mas ela ainda existe?
Nas portarias de muitos prédios só falta pedirem um fio de cabelo para análise de DNA...
Tivemos um assassinato de um jovem num ônibus de Curitiba (Torcedor do Coritiba é morto em ônibus antes de clássico paranaense, 2013). Naturalmente os passageiros, que devem conhecer o assassino e suas virtudes, têm medo de depor. Não ignoram a possibilidade de o matador voltar-se contra eles.
Os assaltos dentro dos ônibus são muito mais comuns do que a mídia informa, parece que da maioria deles não existe registro policial, por quê? Provavelmente os concessionários preferem o silêncio.
Tudo isso até seria compreensível se os registros fossem eventuais. Instalando sistemas de supervisão ótica nos terminais, ônibus e em algumas estações de embarque com monitoramento permanente o sistema torna-se impessoal, eximindo passageiros e motoristas, assim como empresários, da ficha suja entre os bandidos.
Os pequenos criminosos, os grandes atuam em outros lugares, podem facilmente serem inibidos. Diariamente as reportagens de televisão mostram a eficácia de simples câmeras de proteção de prédios e outras instalações. Dentro dos ônibus e com boas centrais de rastreamento dos veículos poderiam muito mais.
Vimos na divulgação das tarifas técnicas (Custos da Rede Integrada de Transporte, 2013) que estamos usando ônibus caríssimos. A vida dos passageiros não valeria um investimento residual a favor deles?
Infelizmente as grandes cidades dependem mais e mais de sistemas de segurança inteligentes. Para enfrentar quadrilhas eventualmente bem equipadas e armadas não há como escapar da vigilância permanente de nossas cidades. Dentro delas os veículos e equipamentos de uso coletivo podem e devem ser mais seguros. É fácil, desde que se contrate boas empresas e se instale equipamentos de primeira linha, e não simplesmente os mais baratos.
Obviamente isso depende das bases técnicas nos órgãos de gerenciamento do transporte coletivo e da própria cidade. É de chorar quando sentimos que a boa Engenharia cede lugar a raciocínios primários, sem a mínima sensibilidade para a nossa realidade.
Podemos generalizar os sistemas de supervisão, algo que as grandes cidades europeias, por exemplo, há muito tempo adotaram, até para se defenderem de terroristas já na década de sessenta e setenta, quando tudo era infinitamente mais caro.
Em Curitiba estamos perdendo vidas e penalizando os usuários do transporte coletivo deixando-lhes as piores calçadas (Cidade do Pedestre) do mundo e colocando-os em belos, mas inseguros ônibus. Será que o bom senso aparece nessa atual administração ou vão esperar a FIFA mandar?
Cascaes
13.5.2013
Custos da Rede Integrada de Transporte. (1 de 5 de 2013). Fonte: URBS: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/frontend_dev.php/transporte/tarifas-custos
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Cidade do Pedestre: http://cidadedopedestre.blogspot.com.br/
PR, G. (19 de 12 de 2011). Câmeras são instaladas dentro de ônibus coletivo em Curitiba. Fonte: G1: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2011/12/cameras-sao-instaladas-dentro-de-onibus-coletivo-em-curitiba.html
Reis, A. (s.d.). ônibus de piso rebaixado - ACESSIBILIDADE . Fonte: O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia A opção pelo transporte coletivo urbano: http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2012/12/blog-post.html


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