É difícil de entender
Os prefeitos de Curitiba gostam de viajar pelo mundo
exibindo as virtudes do transporte coletivo urbano. Na capital assim como em
muitas cidades da Região Metropolitana eles poderiam ser muito melhores se não
existisse um atavismo a favor de elevadores, por exemplo, quando os carros
poderiam ser de piso rebaixado (ônibus de piso rebaixado - ACESSIBILIDADE ) .
No quesito segurança o detalhe mais surpreendente é a falta
de câmeras para monitoramento e gravadores para funcionarem como uma “caixa
preta”, registrando imagens de passageiros. Felizmente o projeto existe (Câmeras são instaladas dentro de ônibus coletivo em
Curitiba, 2011)
e vamos torcer para não ser abandonado.
Muitos poderão falar em privacidade, mas ela ainda existe?
Nas portarias de muitos prédios só falta pedirem um fio de
cabelo para análise de DNA...
Tivemos um assassinato de um jovem num ônibus de Curitiba (Torcedor do Coritiba é morto em ônibus antes de
clássico paranaense, 2013) . Naturalmente os
passageiros, que devem conhecer o assassino e suas virtudes, têm medo de depor.
Não ignoram a possibilidade de o matador voltar-se contra eles.
Os assaltos dentro dos ônibus são muito mais comuns do que a
mídia informa, parece que da maioria deles não existe registro policial, por
quê? Provavelmente os concessionários preferem o silêncio.
Tudo isso até seria compreensível se os registros fossem
eventuais. Instalando sistemas de supervisão ótica nos terminais, ônibus e em
algumas estações de embarque com monitoramento permanente o sistema torna-se
impessoal, eximindo passageiros e motoristas, assim como empresários, da ficha
suja entre os bandidos.
Os pequenos criminosos, os grandes atuam em outros lugares,
podem facilmente serem inibidos. Diariamente as reportagens de televisão
mostram a eficácia de simples câmeras de proteção de prédios e outras instalações.
Dentro dos ônibus e com boas centrais de rastreamento dos veículos poderiam
muito mais.
Vimos na divulgação das tarifas técnicas (Custos da Rede Integrada de Transporte, 2013) que estamos usando
ônibus caríssimos. A vida dos passageiros não valeria um investimento residual
a favor deles?
Infelizmente as grandes cidades dependem mais e mais de
sistemas de segurança inteligentes. Para enfrentar quadrilhas eventualmente bem
equipadas e armadas não há como escapar da vigilância permanente de nossas
cidades. Dentro delas os veículos e equipamentos de uso coletivo podem e devem
ser mais seguros. É fácil, desde que se contrate boas empresas e se instale
equipamentos de primeira linha, e não simplesmente os mais baratos.
Obviamente isso depende das bases técnicas nos órgãos de
gerenciamento do transporte coletivo e da própria cidade. É de chorar quando
sentimos que a boa Engenharia cede lugar a raciocínios primários, sem a mínima
sensibilidade para a nossa realidade.
Podemos generalizar os sistemas de supervisão, algo que as
grandes cidades europeias, por exemplo, há muito tempo adotaram, até para se
defenderem de terroristas já na década de sessenta e setenta, quando tudo era
infinitamente mais caro.
Em Curitiba estamos perdendo vidas e penalizando os usuários
do transporte coletivo deixando-lhes as piores calçadas (Cidade do Pedestre) do mundo e colocando-os em belos, mas
inseguros ônibus. Será que o bom senso aparece nessa atual administração ou vão
esperar a FIFA mandar?
Cascaes
13.5.2013
Custos da Rede Integrada de Transporte. (1 de 5 de 2013). Fonte: URBS:
http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/frontend_dev.php/transporte/tarifas-custos
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Cidade do Pedestre:
http://cidadedopedestre.blogspot.com.br/
Moreira, G. (12 de 5 de 2013). Torcedor do Coritiba
é morto em ônibus antes de clássico paranaense. Fonte: Terra:
http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/torcedor-do-coritiba-e-morto-em-onibus-antes-de-classico-paranaense,c0a7ceedaba9e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html?ECID=BR_RedeSociais_Twitter_0_Noticia
PR, G. (19 de 12 de 2011). Câmeras são instaladas
dentro de ônibus coletivo em Curitiba. Fonte: G1:
http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2011/12/cameras-sao-instaladas-dentro-de-onibus-coletivo-em-curitiba.html
Reis, A. (s.d.). ônibus de piso rebaixado -
ACESSIBILIDADE . Fonte: O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia
A opção pelo transporte coletivo urbano:
http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2012/12/blog-post.html
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