segunda-feira, 12 de maio de 2014

Acessibilidade e utilização com segurança do transporte coletivo urbano

O ônibus acessível e seguro
Um amigo via internet (Heitor Yurk Vizinoni [mailto: heitoryv@gmail.com ] ) pediu-me diversas vezes sugestões para o projeto e construção de um ônibus acessível (1). Foi uma tarefa gratificante que se reforça com o interesse desse pesquisador em continuar trabalhando nessa questão.
Para organizar o raciocínio podemos afirmar que a Acessibilidade de idosos e idosas, pessoas com deficiência etc. aos ônibus (1) com segurança e conforto pode ser dividida em tópicos:
·         Layout e componentes
·         Mecânica
·         Eletrônica embarcada
·         Sinalização e iluminação
·         Sistemas complementares externos aos ônibus
·         Operação
·         A cidade

Ou seja, muito deve ser feito e definido pelo órgão regulamentador para que o transporte coletivo urbano (e interurbano) seja acessível.
1)      O layout interno:
a.       É assunto para especialistas e, acima de tudo, para definição dos usuários.
                                                               i.      Cada cidade tem padrões físicos dominantes específicos, um modelo nacional não é razoável ao Brasil, um país gigantesco.
                                                             ii.      O tipo, localização e quantidade de bancos especiais é um tema para negociação entre os interessados.
                                                            iii.      Recursos de travamento de cadeiras de rodas (3).
b.      Não devemos, contudo, esquecer as barras de apoio, elas precisam existir em forma e quantidade suficiente para o trânsito interno ao ônibus e permanência com o máximo de segurança dentro dos veículos, inclusive para pessoas de baixa estatura.
c.       A iluminação deve ser otimizada e regulável para situações especiais.
d.      Onde existir, escadas e degraus precisam ser dimensionados e construídos para máxima segurança dos usuários do transporte coletivo em geral.
e.      Painéis digitais e sonoros para orientação de qualquer pessoa, inclusive em LIBRAS e audiodescrição (a pessoa com deficiência sensorial pode usar dispositivos especiais de comunicação desenvolvidos para a cidade).
f.        O espaço do motorista e do cobrador, se necessário, deve ser protegido contra assaltantes e o painel deve conter formas de acionamento da segurança e comunicação.
                                                               i.      A segurança do motorista é essencial para que possa tomar decisões seguras e sensatas.
2)      A composição mecânica é o tema mais desprezado e fundamental à acessibilidade, onde podemos e devemos exigir:
a.       Piso totalmente rebaixado (4) ou em nível (se existir estação de embarque elevada).
                                                               i.      Obviamente a cidade deve oferecer pontos de embarque compatíveis e calçadas, faixas para pedestres, sinalização etc. de boa qualidade e bem mantidas.
b.      Controle independente do motorista para aceleração e desaceleração.
c.       Frenagem tão moderna quanto possível (existem sistemas feitos para qualquer situação de risco)
d.      Limitação de velocidade automática
                                                               i.      Em grande velocidade um acidente pode se transformar em tragédia para os passageiros e pessoas externas (obviamente)
e.      Suspensão “inteligente”, controlada por sistemas automáticos.
f.        Ajoelhamento para diminuição da altura de acesso
g.       Rampa projetável para superação de vão pequenos.
h.      Motor externo ao ambiente interno (o barulho e gases prejudicam a saúde e comunicação com passageiros).
3)      O motorista e cobrador (se existir) são essenciais à acessibilidade. Devem ter treinamento permanente para:
a.        Segurança das pessoas com deficiência(s), idosos e idosas, crianças e pessoas com doenças debilitantes.
b.      Primeiros socorros
c.       Prevenção de acidentes
d.      Cidadania.
4)      A operação do sistema precisa ser auditada regularmente para verificação de sintonia com a importância da acessibilidade e dela depende a disciplina e qualidade do sistema.
5)      Operadores e centrais de segurança devem conter dispositivos de monitoramento a distância.
6)      Os ônibus são passíveis de evolução permanente. Podem ser muito melhores (4) e (5).
7)      O Sistema de Transporte Coletivo Urbano precisa ser operado realmente, on line, em tempo real, a cidade é dinâmica e precisa de máxima atenção assim como os sistemas de transporte coletivo (7)
8)      Etc. Sugestões?
Cascaes
12.05.2014

1. Accessibilité Bus. O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia. [Online] http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2013/09/accessibilite-bus.html.
2. Cascaes, João Carlos. O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia A opção pelo transporte coletivo urbano . [Online] http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/.
3. —. Trava para cadeirantes nos ônibus. O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia . [Online] http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2009/03/trava-para-cadeirantes-nos-onibus.html.
4. ônibus de piso rebaixado - ACESSIBILIDADE. O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia. [Online] http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2012/12/blog-post.html.
5. euronews futuris : L'autobus urbain du futur. O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia. [Online] http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2013/08/euronews-futuris-lautobus-urbain-du.html.
6. Uma aula de Engenharia sobre o que é ônibus - O 500 UDA e O 500 MDA: os ônibus superarticulados da Mercedes-Benz. O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia. [Online] http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2014/02/uma-aula-de-engenharia-sobre-o-que-e.html.
7. Sistemas de apoio ao gerenciamento do transporte coletivo urbano. O Transporte Coletivo Urbano - Visões e Tecnologia . [Online] http://otransportecoletivourbano.blogspot.com.br/2013/05/sistemas-de-apoio-ao-gerenciamento-do.html.









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