segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Projetos feitos sem avaliação plena - social, fiscal, funcional, técnica etc. - são criminosos

Cascaes:

Pode divulgar a vontade!
Espero que a comunicação e a informação comece a fluir!
Grande abraço,

André.

From: jccascaes@onda.com.br
To: fomus@googlegroups.com
Subject: RES: [FoMUS] METRÔ CURITIBANO: mais uma obscuridade?
Date: Mon, 16 Sep 2013 13:34:31 -0300
André

`Posso colar seu e-mail no blog
e espalhar via sapam e redes sociais?
Abraços

Cascaes


De: fomus@googlegroups.com [mailto:fomus@googlegroups.com] Em nome de andre lima
Enviada em: segunda-feira, 16 de setembro de 2013 12:03
Para: fomus@googlegroups.com
Assunto: [FoMUS] METRÔ CURITIBANO: mais uma obscuridade?

Amigas(os):

Neste ano em que a Sociedad Peatonal completa 10 anos de atividade sem qualquer apoio financeiro ou proteção partidária, estamos encampando a luta contra um projeto que beneficia um pequeno grupo de mega-empresários e políticos da cinquentenária/ centenária hegemonia local.
É interessante observar neste momento aonde nos leva o voto dentro de um regime supostamente democrático. Ducci não se reelegeu, em boa medida por que seu projeto de metrô foi derrubado. Hoje, exatamente o mesmo traçado está para ser executado. O que mudou? Apenas o prefeito? De que adiantou a mobilização apartidária dos integrantes deste fórum contra o projeto do metrô na gestão passada?
Na revista do CREA-Pr (conselho regional de engenharia), uma matéria VERGONHOSA, promovendo o projeto e o modelo PPP, sem absolutamente nenhuma visão crítica ou contrária demonstram que o marketing estético não é mérito da era Lerner apenas.
O que dizer do modelo PPP então? Um governo federal que se elegeu derrubando o oponente por acusá-lo de privatista, agora privatiza serviços públicos essenciais "no berço"! E todos batem palmas! 
Em que se transformou a discussão da mobilidade urbana em Curitiba? Apenas planilhas e licitação fraudulenta (que resultará em nova re-licitação fraudulenta). No meio desta cortina de fumaça, implanta-se um empreendimento cujo custo supera em VÁRIAS VEZES O VALOR DA FROTA DE ÔNIBUS. Isso não trará implicações ao custo do transporte coletivo? 
E este PMI  de apresentação de novos projetos? Até agora, o único projeto que está completamente público e sujeito a crítica popular é, não por acaso, o projeto que apresentamos em parceria com o MPL CURITIBA ( http://sociedadpeatonal.blogspot.com.br/2013/08/pppop-tz-cooperativismo-e-economia.html ). Dos 30 dias de prazo para uma decisão UNILATERALISTA, mais de 20 dias já se passaram em silêncio absoluto da mídia privada e da prefeitura a respeito dos demais projetos apresentados. Sequer nós, que participamos formalmente do PMI, temos alguma idéia do que se tratam os projetos concorrentes!!!! Tudo indica que a velha fórmula das audiências públicas será utilizada para ratificar e homologar decisões obscuras, utilizando-se dos tradicionais inocentes úteis que, sem questionar, comparecem a estas audiências e deixam suas assinaturas.
Por fim, repasso link de um protocolo de questionamentos que fizemos há uma semana, mas até agora NÃO PUBLICADO pela CGPP (comissão gestora de parcerias público privadas de Curitiba):

Para quem quiser aprofundar, repasso aqui mais alguns links de críticas ao projeto, que são antigas, porém aplicáveis em boa parte, devido ao fato de o traçado ser o mesmo.

Grande abraço,

André Caon Lima
Sociedad Peatonal



Nenhum comentário: