sábado, 14 de setembro de 2013

Ônibus piso baixo total - Wikipédia

O õnibus piso baixo total tem o piso baixo em todo o comprimento interno do ônibus.
Apenas os ônibus híbridos, alguns trólebus e ônibus biarticulados do tipo piso baixo possuem esta característica. Os biarticulados utilizados em São Paulo possuem também quatro portas do lado esquerdo além de três portas do lado direito. Seu motor (Volvo) está localizado em pé (o chamado motor churrasqueira, já que parece com uma, ocupando toda a altura do interior do ônibus) atrás da primeira porta à esquerda, logo após a cabina de comando em que o motorista fica em posição central e sua outra característica bastante visível é o radiador no teto do veículo. Esses veículos são muito utilizados no Expresso Tiradentes, entre os terminais Sacomã e Mercado, revezando com os articulados piso baixo e também com os elétricos híbridos. Os ônibus utilizados no Expresso Tiradentes e que fazem a linha Terminal Mercado/Terminal Sacomã, todos os três modelos, são os únicos da SPtrans que não possuem catraca e nem cobrador, já que os passageiros só acessam a plataforma após pagar a passagem nas estações, sendo que a circulação nos ônibus é livre, podendo-se entrar e sair por qualquer porta do veículo. As outras linhas do Expresso Tiradentes (Term. Mercado/Vila Prudente e Term. Mercado/São Mateus) possuem cobrador, pois também trafegam fora da área fechada do Expresso Tiradentes, portanto os passageiros das plataformas só podem acessar os ônibus através das áreas pagas (após a catraca) para acesso ao veículo quando estes estiverem no corredor.

Piso baixo bi-articulado[editar]

Do modelo Mondego LA, o piso baixo bi-articulado como o nome já diz, tem duas articulações. Além disso o Piso baixo bi-articulado é piso baixo total. Os ônibus mondegos são mais usados nos corredores : Estrada de Itapecerica e João Dias //Av. Robert Kennedy e Av. Senador Teotônio Vilela

Utilização[editar]

Os veículos de piso baixo foram projetados para dar maior acessibilidade a pessoas com dificuldades ou necessidades especiais no acesso ao veículo.

Nenhum comentário: