A opção pelo transporte coletivo urbano deve-se à nossa experiência no assunto (vide CV) e a visão de que o futuro da humanidade passa por uma solução mais inteligente na construção das cidades.
Gostei muito do blog. Extremamente informativo. Na questao do Metro de Coritiba, o investimento seria o melhor para infraestrutura? Por exemplo, BRTs e trens leves ja saturaram o sistema?
Ja se realizaram tambem estudos de elasticidade dos motoristas de carro em relacao a disposicao de metro? Por exemplo, no Rio de Janeiro, o metro nao reduziu o congestionamento no Centro da cidade de veiculos provenientes da Zona Sul. Somente a probicao de circulacao de carros no quadrilatero central da cidade, aliada a uma politica de precificacao diferenciada para estacionamentos pode criar o estimulo para tal.
Curiosamente, e uma cidade onde, em media a corrida de taxi para o centro custa no maximo 20 reais (40 no total), e o estacionamento diario cerca de 30 por dia. Os incetivos podem ser reequilibrados.
Um comentário:
Caro Prof. Cascaes,
Gostei muito do blog. Extremamente informativo. Na questao do Metro de Coritiba, o investimento seria o melhor para infraestrutura? Por exemplo, BRTs e trens leves ja saturaram o sistema?
Ja se realizaram tambem estudos de elasticidade dos motoristas de carro em relacao a disposicao de metro? Por exemplo, no Rio de Janeiro, o metro nao reduziu o congestionamento no Centro da cidade de veiculos provenientes da Zona Sul. Somente a probicao de circulacao de carros no quadrilatero central da cidade, aliada a uma politica de precificacao diferenciada para estacionamentos pode criar o estimulo para tal.
Curiosamente, e uma cidade onde, em media a corrida de taxi para o centro custa no maximo 20 reais (40 no total), e o estacionamento diario cerca de 30 por dia. Os incetivos podem ser reequilibrados.
Agradeco,
Ram Rajagopal
UC Berkeley
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