- O comportamento do passageiro decide o custo do sistema.
- Quanto mais for incapaz de aceitar as regras de uso do sistema, pior para aqueles que pagam,
- Os cobradores são o reflexo de nossa indigência.
- Poderiam ser auxiliares do motorista sem lugar fixo no ônibus, apenas vigiando.
- O espaço que ocupam (mais a catraca) vale uma fortuna e a cobrança de passagens dentro dos ônibus é um custo altíssimo.
- A função do cobrador pode evoluir, é só treiná-los para serem apoiadores dos motoristas, do sistema.
- Naturalmente mudanças de comportamento exigem mídia constante, treinamento, mas reduzem o custo das passagens.
- Os ônibus terão mais lugares, maior velocidade média.
- Nada mais racional do que cobrar a passagem fora dos ônibus.
- Os veículos terão mais espaço e mais velocidade comercial, isso pesa no custo do sistema.
- Quem não tiver passagem deve pagar o dobro ao motorista.
A opção pelo transporte coletivo urbano deve-se à nossa experiência no assunto (vide CV) e a visão de que o futuro da humanidade passa por uma solução mais inteligente na construção das cidades.
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A discussão em torno do transporte coletivo é necessária e construtiva para qualquer pessoa que se interesse pelo assunto.