sábado, 5 de setembro de 2009

O metrô de Curitiba

Um comentário:

  1. Caro Prof. Cascaes,

    Gostei muito do blog. Extremamente informativo. Na questao do Metro de Coritiba, o investimento seria o melhor para infraestrutura? Por exemplo, BRTs e trens leves ja saturaram o sistema?

    Ja se realizaram tambem estudos de elasticidade dos motoristas de carro em relacao a disposicao de metro? Por exemplo, no Rio de Janeiro, o metro nao reduziu o congestionamento no Centro da cidade de veiculos provenientes da Zona Sul. Somente a probicao de circulacao de carros no quadrilatero central da cidade, aliada a uma politica de precificacao diferenciada para estacionamentos pode criar o estimulo para tal.

    Curiosamente, e uma cidade onde, em media a corrida de taxi para o centro custa no maximo 20 reais (40 no total), e o estacionamento diario cerca de 30 por dia. Os incetivos podem ser reequilibrados.

    Agradeco,
    Ram Rajagopal
    UC Berkeley

    ResponderExcluir

Os comentários são extremente importantes.
A discussão em torno do transporte coletivo é necessária e construtiva para qualquer pessoa que se interesse pelo assunto.