quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Relatório sugere tarifa 12% menor e indiciamento de ex-presidente da Urbs

Relatório sugere tarifa 12% menor e indiciamento de ex-presidente da Urbs: Depois de quatro meses de in­vestigação, a Comissão Parla­mentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Curitiba que analisou a situação do transporte coletivo na capital apresenta amanhã o relatório final para a aprovação dos vereadores. Além das propostas de ...

Passando pela Vila Oficinas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Curitiba quer dobrar espaço exclusivo dedicado aos ônibus

Curitiba quer dobrar espaço exclusivo dedicado aos ônibus: Depois de anos na vanguarda das soluções em mobilidade urbana, Curitiba tem assistido aos avanços obtidos por outras cidades, que evoluíram o seu próprio sistema de transporte. Se Bogotá, na Colômbia, deu um passo adiante com a multiplicidade de linhas de...

Faixas dedicadas a ônibus em Curitiba

Faixas exclusivas para ônibus nas "vias rápidas" em paralelo às canaletas (binário) dariam uma capacidade muito maior (velocidade comercial) a esses eixos além de, corrigindo conversões, maior segurança no trânsito de ônibus.
Nas canaletas a velocidade dos expressos é perigosa, excessiva, coloca em risco centenas de pessoas em um único acidente.
Enquanto o metrô segue ao sabor de conveniências do Planalto a cidade de Curitiba pode aprimorar os eixos existentes em prazo de alguns meses.
Com certeza investir em sinalização, segurança, calçadas e abrigos junto às faixas exclusivas é essencial à qualidade do sistema.